Sobre o Indac

Formação de Artistas

Desde a sua criação, em 1981, o Indac é um lugar de criação de arte e de artistas.

Um espaço onde criadores profissionais, amadores e estudantes se encontram, para fazer o presente e pensar o futuro da arte do ator.

Nesses quase quarenta anos foi ali que começaram várias gerações de atores, que hoje atuam no teatro, cinema e televisão brasileiros.

Várias peças, criadas e encenadas dentro da escola, saíram e ganharam os palcos profissionais. Vários grupos de teatro, hoje fundamentais, tiveram ali suas primeiras reuniões e ensaios. O Indac foi também o local em que autores escreveram suas primeiras peças e onde elas foram encenadas pela primeira vez.

E tão importante quanto, foi devido à forma como as montagens são realizadas – com a participação de todos em todas as etapas de criação que diversos profissionais de direção, iluminação, cenografia, figurino e maquiagem, hoje reconhecidos no mercado, iniciaram suas carreiras.

Posicionamento

O Indac é conhecido no meio artístico como um lugar de resistência artística e cultural.

É visto assim por defender e ensinar a arte sem concessões de mercado, e justamente por isso tornou-se uma das escolas mais respeitadas por esse mesmo mercado, pois os profissionais da área sabem que o Indac forma artistas criativos, preparados e críticos, justamente por não fazer concessões, nem propostas ilusórias.

Objetivo

O foco é na formação cultural do futuro artista, sem esquecer paralelamente o conhecimento técnico e a liberdade artística. Por isso, os formandos indaquianos são conhecidos e caracterizados por serem capazes de desenvolver seu próprio estilo, por serem artistas livres, disciplinados e verdadeiros.

Para conseguir isso, tanto direção como equipe de professores é formada por artistas respeitados e atuantes na área, que trabalham com total independência artística e foco na formação.

O Indac deu e dá suporte para quem quer se descobrir um artista livre e significativo.

Para quem quer, através da arte, crescer e encontrar a si mesmo. Encontrar sua voz.

“ Uma obra de arte só é viva na medida em que ela comunica algo além da sua simples aparência. Esse algo além é a força criadora vinda do interior do artista.

Antonin Artaud